29/03/2013

Makey Makey ~ Use qualquer coisa como um controle!

Já pensou em desenhar o seu próprio controle? Usar alguma fruta como teclado? Tocar piano pisando na sua Escada? Ou ainda, tirar foto do seu gato através de um dispositivo ligado em seu pote de água? Por incrível que pareça, isso é possível de forma fácil, prática e barata com o Makey Makey!

   Quando olhei a foto ao lado, eu pensei que se tratava de botões, partes de um controle emborrachado para bebês, mas eu me enganei fatalmente. Estes botões na verdade são feitos de massinha e funcionam tranquilamente, e o pior é que no lugar na massinha, podia estar goiabada, seus primos ou até baldes de água.

Makey Makey Pad Strange Control (Controle Estranho)
Reprodução / Fonte: Makey Makey



Beleza, chega de magia negra mistério, e vamos explicar o que de fato é este produto mirabolante:

Como Funciona?


O Makey Maket, é um conjuntos de cabos com plugues deve ter uma de suas extremidades plugadas em uma placa que é parte integrada do produto. A outra extremidade dos cabos devem ser conectado a qualquer coisa que seja capaz de conduzir sinal elétrico (a menor energia estática que seja). Este objeto condutor/vegetal/humano pode servir de dispositivo para disparar um comando para um computador, passando antes pela placa, que por sua vez estará conectado à USB do computador. Sem softwares, sem plugins ou coisas similares.

Banana Pad Play Keyboard Piano Makay Makay
Reprodução / Fonte: Makey Makey
Pac Man Papel Pad Manual Art Play
Reprodução / Fonte: Makey Makey

Deu nó na cabeça? Okay! Então veja o vídeo oficial e divertido do produto, e assim intenderão melhor como funciona esta bizarrice maravilha xD



Beleza, mas como isto se torna útil?


Eu sei que de primeira, isto parece completamente um pouco inútil, mas imagina as possibilidade realmente   exclusivas que esse aparato pode trazer. Imagina fazer um painel na parede próxima ao seu PC e colocar algumas figurinhas neles, entre elas um Creeper, que toda a vez que ele for tocado, o Minecraft  será aberto. Seria legal (eu acho rs). Outra ideia que me parece interessante é poder escrever alguns símbolos em uma folha e atribuir a eles algumas macros ou comandos específicos para ajudar em jogos ou agilizar em softwares de edição multimídia.

E Como eu Compro um?


Bem, por enquanto este produto só esta disponível em lojas do exterior, mas disponibilizam frete internacional para os interessados. O Preço da brincadeira? 60 Doletas fora o frete (link para as lojas no final do post). Não é a coisa mais barata do mundo, mas se for adquirido para um proposito inteligente, vale muito a pena o investimento!

Ficou claro que uma melhor utilização do produto depende apenas da criatividade de cada um, e que como hoje eu não estou em um dia muito criativo (risos) então me diga onde você aplicaria o uso deste produto revolucionário curioso?


Essa da Bola foi da hora ;D
E ai Quico, o que achou?

Gif Animado Surpresa Quico Kiko chaves O_O

Fontes/Comprar:
Makey Makey
Fire Box