07/04/2013

Burning Idol: Os Melhores Covers da Trilha Sonora do Donkey Kong Country 2

Canal de Brasileiros no Youtube surpreende com covers incríveis das músicas do jogo Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, com excelência musical e vídeos criativos e bem editados. Uma obra de arte completa!


Dixie Didi Kog Play Metal Solo DKC2 Rare
Reprodução / Fonte: Nintendo / Rare




David Wise Music Production Donkey Kong 1 2 3 4 Nintendo Rare
David Wise: Compositor do OST
da Trilogia DKC de SNES
Quem já teve contato com os jogos da série Donkey Kong Country do Lendário Super Nintendo, sabe que as composições musicais de David Wise é um dos principais pontos fortes da série. Existem melodias memoráveis, que fazem muitos marmanjos sentirem arrepios com tamanha nostalgia que esta músicas trazem. Mas não se limitando a agradar apenas os gamers das antigas, como também acaba conquistando os jovem gafanhotos também.

Uma das principais características destas músicas , era como ela remetia de forma "mágica" o cenário que a acompanhava. A Música da tela de gelo, passava a sensação de estarmos em uma caverna de gelo. A música do bosque, do vulcão, da fabrica, todas elas funcionavam como uma extensão da fase, ambientando o contexto do estágio de forma incrível. E ainda a um fato muito curioso, que apesar de existir uma variação muito grande de timbres e ritmos entre as músicas, nenhuma delas parecia deslocada do contexto geral do jogo. Naqueles 3 Títulos de SNES tudo se encaixava perfeitamente. Mas para frente, na minha opinião, a industria dos games começaram a pecar bastantes com as músicas, mas este é um assunto para uma outra oportunidade.

O que vim compartilhar com vocês hoje é o trabalho de um "pequeno" canal do Youtube chamado Burning Idol. Não há muitas informações sobre este projeto, porém, o que sabemos é que se trata de uma dupla de artistas altamente criativos e profissionais que executam cover do segundo título de Donkey Kong para o console de 16-Bits da Nintendo. Tudo bem, até ai não tem nada demais, muitos de nós conhecemos artistas que executam versões similares ou alternativas deste título (ou de qualquer outro jogo de qualquer outra plataforma), porém, o que torna o trabalho deste canal brasileiro diferente dos outros pelo mundo é a produção envolvida em todo o projeto. O que temos aqui é um trabalho de excelência musical, que consegue refletir com perfeição o sentimento das trilhas originais de quase 20 anos atrás. Eu acho, que nem se a Rare / Nintendo pagasse profissionais específicos da área para regravar as músicas daquela época, teríamos algo tão cheio de alma como o que podemos ouvir neste canal. Eu tiro esta conclusão baseado nos novos Street Fighters, por exemplo, que regravam músicas clássicas da série, mas que não conseguem ser tão cativantes.

Existe uma série de coisas curiosas, musicalmente falando, na execução destas versões, como por exemplo, a execução de parte da percussão da música Mining Melancholy batendo em um botijão de gás de cozinha ( que surpreendentemente fica extremamente igual ao original). Também é muito foda curioso ver o baixo completamente sintético da Música Stickerbrush Symphony sendo executado por um baixo real ligado a um pedal de efeito. Existe também a surpresa de ver cada pequeno detalhe, que todos muitos covers deixam passar batido, e que são adicionados pela dupla.


Didi Dixie Anime Bosque Gasmeplay CG Graphics
Dixie e Didi, protagonista do Donkey Kong Country 2
Reprodução / Fonte: Nintendo / Rare

Mas a criatividade dos caras não se limitam às músicas apenas, pois seus "vídeo-clips" são mega criativos e muito bem editados. Para o nível da qualidade sonora apresentada nem precisava de uma apresentação visual tão especial, porém, a arte empregada nas gravações e edições serve para dar o status de impecável ao trabalho apresentados.

Então agora chega de ler, e é hora de ouvir e ver uma amostra do que falei acima, com a música Mining Melancholy, tema épico das fases das minas do DKC2, uma das trilhas sonoras que mais marcaram a minha vida e de muitos outros por ai!



Você pode conferir os outro vídeos do canal Burnig Idol Clicando Aqui (Acredite! Vale muito a pena!)


Calma, não se anime muito (não por enquanto)


Infelizmente, como dizem por ai, tudo que é bom dura pouco, ou seja, o canal Burning Idol conta com apenas 3 covers e nada mais, tudo bem, que pela qualidade do material apresentados, deve se notar que não é fácil produzir tal conteúdo, porém o canal esta sem fazer um upload a mais de um ano. De qualquer forma, vale a pena ainda conferir e até se inscrever no canal, pois um novo projeto já foi prometido, e quem sabe, em breve, já não estaremos ouvindo e assistindo mais vídeos deste dupla brilhante xD 

Fontes: Canal Burnig Idol no Youtube

Obs: Desculpa se ficou meio exagerei nos elogios neste artigo, mas é que eu gostei de verdade do trabalho do canal pois conheço um pouco de música e me identifiquei com o que eu vi, fora que a trilha sonora do Donkey Kong Contry 2 faz parte da minha infância ^_^