04/05/2013

Printcraft traz construções do Minecraft para a vida Real

Construções criadas dentro de um servidor especifico de Minecraft poderão ser impressas por qualquer impressora 3D, trazendo para a vida real as figuras e edificações criadas bloco por bloco dentro do jogo.



Impressora 3D Minecraft para vida real Castelo verde de Plástico da Mojang
Fonte: Reprodução / FigurePrints



A Empresa FigurePrints, criou um software que da o poder aos proprietários de uma impressora 3D, trazer replicas em miniatura de suas construções dentro do Minecraft.
Este programa esta integrado a um servidor chamado Printcraft. Dentro deste servidor multiplayer, é possível realizar o empilhamento de blocos para gerar uma construção dentro de uma área delimitada. Depois de finalizar sua obra dentro do jogo, é possível converte-la em um arquivo STL. Este que é um formato compatível com as impressoras tridimensionais. Logo depois, basta iniciar a impressão para ver sua construção vir para o mundo real.

Outra coisa bacana, é que os arquivos STL podem ser enviados para um banco de dados, onde podem ser compartilhados entre usuários, o que amplia a experiência entre a comunidade de “construtores”.

No vídeo abaixo é possível acompanhar este sistema funcionado de perto.





Engraçado é ver que o comando de impressão é realizado dentro do jogo e que o simbolo do serviço é um crânio que tem tudo haver com impressora 3D + Minecraft (Pensando bem, até que tem relação xD).

Apesar do Minecraft ser extremamente limitado, quando o assunto é modelação tridimensional, comparado a outros softwares do ramo, o jogo da Mojang pode acabar se tornando praticamente o “paint” da impressão 3D, já que conta com um sistema intuitivo de construção,  permitindo que qualquer um possa criar seus próprios modelos tridimensionais.

Isso também ira atrair o a atenção de entusiastas, como os malucos que vemos desenhando figuras complexas e ousadas, dentro do simpático criador/editor de imagens da Microsoft.

Também é interessante pensarmos se temos alguma construção dentro do jogo que mereça vir para vida real, você tem alguma que gostaria de imprimir? Qual? Das construções da minha série, qual ficaria mais legal para enfeitar uma mesa? Deixe sua opinião abaixo! ^_^

Fontes Web Pro News

Leia mais:


Espada de Diamante do Minecraft é Forjada na Vida Real (Vídeo)               

Marcus "Notch" Person como a Segunda Pessoa mais Influente no Mundo   


As Perigosas Vulnerabilidades do Java                                                     


Vishi! Mais Mudanças Drásticas no Mod DivineRPG!