08/07/2016

Carta Aberta para o Zangado - Vestimentas das Personagens nos MMO's Orientais

Nesta semana eu já fiz um texto (horrível, quando comparado com este) confrontando as "ideias" de uma otaku (ou otome?) feminista que decidiu concordar com o banimento de animes(?!). Mas agora as coisas complicaram, o buraco é mais embaixo, e não por que é pior, mas sim porque o ~criticado~ da vez merece um texto realmente melhor e bem explicado. 


Você tem certeza que é a favor da liberdade?



Senta que lá vem história...



Se alguém me perguntar, qual é o melhor canal de Games do Youtube BR, a primeira palavra que vem a minha cabeça (além do PK2P hehe) é Zangado. O cara tem uma trajetória humilde na plataforma, uma postura exemplar, uma tara por melhorar o próprio conteúdo e aquele feeling verdadeiro de gamer das antigas, diferente de algumas estrelas artificiais mais interessadas no Ad Sense do que no Jogo (tem algo de errado nisso? não! capitalismo é isso ai). As analises do Zangado não transportam aquela pompa do "jornalismo de gaems" (como aprendi com @46COMPLEX) e é justamente por isso que ela é tão importante, é mais uma opinião de camarada do que um laudo técnico sobre os jogos.

Isso faz que ele se torne uma referência neste campo, não só para mim, como para muitos outros youtubers e seguidores do seu trabalho. E uma das coisas que mais brilham em seus vídeos, e que só quem acompanha conhece, são os famosos "sermões". Geralmente, quando algum jogo aborda uma questão que faça algum paralelo com problemas da vida real, o "Salgado" veste a carapuça da responsabilidade e decide que tem que ensinar a molecada sobre coisas importantes da vida. Sim, conhecendo os padrões dos geradores de opinião da nossa geração, essa proposta tem tudo para dar errado, mas surpreendentemente, não dá. Reconhecer os esforços dos familiares, amar os pais, fazer as pazes com os irmãos, batalhar pelos seus sonhos, explicar que amizades estão sujeitas aos caminhos da vida, valorizar as pessoas enquanto estão vivas, a hipocrisia sobre a polêmica de violência nos games... até paralelo entre o a sócio-política brasileira e a revolução francesa já rolou. Enfim, ele ajuda seu público a entender questões complicadas da vida de forma bem sóbria e pouco ideológica, e apesar de isso parecer besteira para quem já tem uma certa idade e os pés no chão, esse tipo de ação é admirável, dando rumo aos jovens gafanhotos em algumas questões do jogo mais complicado chamado campo minado vida.

E se é ai que esta a benção, é ai que esta a maldição também. Um caminho um tanto impecável em seus "sermões" só faz ele ter cada vez mais credibilidade e responsabilidade, e quando ele falar uma besteira, essa besteira virá de um passado tão sólido e abrangente que vai convencer muita gente distraída. Lembre-se sempre: heróis não existem também erram, ninguém nunca será 100% corretos em suas ações e todas as pessoas são suscetíveis a erros, inclusive aqueles barbudos que fazem gameplays pro Youtube que vocês adoram.

Então você pode estar assustado pensando: "Ferrou! O Tio Zangado esta destruindo vidas com ideologias malignas", calma jovem, ainda não chegamos a este ponto, mas este disparou uma frase que dá voz para a galera das ideologias malignácias (também conhecidos como SJW).

- Espera ai Lukan, UMA FRASE!? Todo este textão facebookiano choroso por causa de UMA F*CKING FRASE?! Vai gravar Terraria seu Puto!

Sim, parece exagero, até porque a afirmação em si passa despercebida por muitos ouvidos, mas, como não é a primeira vez que vejo um youtuber proferindo este equivoco e dezenas de comentários falando o mesmo (principalmente da gringolândia, fonte do plágio da criatividade tupiniquim), a verdade tem que ser dita e assim este artigo também fica como uma referência, para vocês, nobres seguidores do PK2P, terem um arsenal de argumentos para defender esta causa de liberdade para os jogos que tanto amamos. Também vale relembrar, o alcance das palavras do Zangado é imensa, e por isso, temos que tentar dar uma equilibrada na situação.


Enfim, vamos ao que interessa: O que aconteceu?


O Zangado, em seu segundo vídeo de MMORPG no canal que tem anos de vida e centenas de vídeos, mais especificamente no vídeo "Riders of Icarus: Conferindo o Game" no momento da escolha de classe e gênero do herói, o rapaz ficou decepcionado com a discrepância de armaduras do Homem Guardião e da Mulher Guardiã, o homem com uma armadura gigante que o cobre da sola do pé até o último fio de cabelo e a mulher com bem menos armadura, com o design similar na questão de textura, mas com muitas partes em amostra, com o intuito master óbvio das trevas de deixar a personagem sensual. A questão é que ele não emitiu uma opinião, ele deu uma afirmação: "Isso não pode" no sentido de estar completamente errado. Ele não achou ruim, ele afirmou que estava errado. Ou seja, ele não deu uma opinião, ele instruiu o seu público e este é o problema. Será mesmo que esta errado? Bom, vamos para a carta aberta:


O Grande crime! OMG! =O


---

Caramba Zangado, que decepção em manolo!?

Primeiramente queria dizer que você tem todo o direito de ter sua opinião, mas desde que fique claro, que é sua opinião.


Agora vamos ao fatos, ao você AFIRMAR que é errado uma determinada classe ter armaduras tão diferentes entre o gêneros é ERRADO, mostra que ou você foi bem distraído, não refletindo sobre suas palavras OU você demonstra um desconhecimento terrível sobre o assunto.


Primeira coisa que você deve observar é que o jogo é um MMORPG Oriental de Fantasia Medieval, anotou isso? Então vamos continuar...


Existe sim uma discrepância entre a quantidade de armadura entre o Guardião e a Guardiã, o Homem é ultra parrudo, coberto de armadura dos pés a cabeça, já a mulher, apesar de ter partes pesadas e ameaçadoras em sua armadura, ela tem uma grande quantidade de pele a mostra.


O erro mais bobo neste assunto é esperar REALISMO em um jogo de FANTASIA, este jogo não é um simulador de guerra medieval, ele não tem obrigação alguma de seguir uma lógica do tipo "ah! mas ali ela pode levar uma facada e morrer, então não faz sentido" sim, não faz sentido, mas montar em um Pégasos e sair voando, levar 20 espadas no bolço ou lançar uma bola de fogo com a mão também não faz sentido, cobrar realismo de um jogo como estes é uma má fé tremenda, principalmente por algo tão seletivo como foi feito (ou seja, se é para cobrar realidade, que seja em todos os aspectos).


Ai você pode dizer "ok, não é realista, mas para que sensualizar então?", Tem dois motivos básicos: Game Design e Arte. Calma, eu explico.


Primeiro, o jogo é criado para agradar um determinado público. A cabeça deste grupo em específico, geralmente, funciona da seguinte forma:


• Homem que pega char(personagem) masculino: Eu vou SER "o cara", gosto da armadura imponente pois mostra o tanto que eu sou f*dão.


• Homem que pega char feminino: Eu vou CONTROLAR a garota, ela é muito mais bonita e suas armaduras são muito mais agradáveis aos meus olhos.


Consegue perceber a diferença? O Char Masculino tem que ser o pirokudo das galáxias, e o Char Feminino tem que ser exageradamente bela. Para que estes anseios dos jogadores se cumpram (O contrário, até um certo ponto, também ocorre com as jogadoras, mas este é um assunto para outro artigo) os desenvolvedores não vão abrir mão de agradar seus fãs e por isso fazem desta forma. Você gosta de agradar seus fãs Zangado? Pois é, eles também gostam. E entenda que quando falo "fãs" eu falo dos seus seguidores que realmente gostam do seu trabalho, e não aqueles haterzinhos mil grau que vem vomitar regras no seu trabalho, alguns até dizem que ama seus vídeos a anos mas você nunca viu um comentário se quer desta entidade antes... Você sabe bem do que eu estou falando.


Segundo motivo, a Arte, sim a Arte! Zangado, eu não sei se em algum momento da sua vida você já parou para criar um personagem (com exceção do Esquilo Negão, que só este "negão" já é um afronta racial e discriminação, segundos os SJW's), mas quem cria uma equipe de heróis, por exemplo, geralmente quer fazer o melhor possível para estes heróis, dentro de sua ótica. Como esta ótica é pessoal, é natural que isso varie de acordo com a desejo e a criatividade de cada um.


Na cabeça dos artistas sul-coreanos por traz deste jogo, existe uma chance muito grande, deles acreditaram que os caras seriam perfeitos se fossem fortões e imponentes, já as mulheres se fossem ousadas e graciosas, sendo esta a opinião deles, e então eu te pergunto: por que não? Você acha justo castrar a vontade e a imaginação dos artistas? Saiba que isso se chama CENSURA, afinal, você esta tirando a liberdade do campo imaginário de um artista, e como a arte é uma extrapolação dos sentimentos, você também esta causando uma agressão desnecessária ao estado emocional do artista, uma vez que esta fazendo o mesmo reprimir seus pensamentos, mesmo que indiretamente.


Talvez, ainda não seja o bastante e reste a pergunta "E a representatividade? Estes artistas estão querendo acabar com as mulheres!" e essa é bem fácil de responder e esta calçada em duas bases: a lógica e o mercado (sendo a primeira a mais importante).


Jogos sempre serão entretenimento. Salvo pouquíssimas exceções, onde um fato histórico ou uma ideologia é transportada, os games devem ser curtidos enquanto o controle estiver em suas mãos e depois que pendurar seu DualShock 2 (chora caixista haha), acabou, você não deve extrapolar a barreira entre realidade e ficção.


Isso parece óbvio quando falamos de violência extrema no jogos, mas por algum motivo ~sombrio~, a revolta das pessoas é especialmente seletiva quando o assunto é sexualidade, o que, convenhamos, é algo bem hipócrita, uma vez que na realidade, muitas pessoas preferem ver um mulher da família rebolando de biquíni em uma praia com cassino do que ela sendo atropelada por um maluco com cinco estrelas (a sogra não conta).


Colocar nos jogos a responsabilidade de ensinar, educar ou representar é uma covardia tremenda. Este tipo de coisa quem deve realizar é a escola, a família, as instituições, coisas do MUNDO REAL para resolver problemas do MUNDO REAL.


Os jogos por ventura, podem ajudar nesta tarefa, o que é maravilhoso, mas JAMAIS isto deverá ser obrigatório, lembre-se do principio da liberdade artística: nossos antepassados deram a vida para conquistar a liberdade de expressão, e consequentemente a liberdade artística. Esse é um direito garantido em muitos países, falhando apenas em países ditatoriais, países religiosamente repressivos e países com altas taxas de cangurus per capta.


(Existem dois pontos onde eu acredito que a liberdade deve ser amputada, mas são casos onde se extrapolam para a realidade, depois posso escrever sobre isso).


Já, a justificativa mercadológica da coisa é o famoso "capitalismo rules" hehe Não gostou, não compre (não jogue, não assista, não divulgue, tanto faz) se a empresa estiver fazendo algo realmente ruim, eles vão sentir a dor no bolço e vão tomar alguma atitude para resolver a questão, porém se tiver gente para sustentar o produto deles, ai paciência, não é porque você não gosta de algo que tal coisa esta ERRADA ou deva ser PROIBIDA. E no caso dos MMOs é exatamente o contrário, se eles não fizessem estas alterações discrepantes de armaduras, eles não venderiam.


Eu postei todo este texto, porque realmente admiro seu esforço no Youtube. Se você tiver memória boa, vai lembrar que no BIG 2015 nós nos encontramos pessoalmente (onde quase te ceguei com o flash da câmera e falei que um dia a gente ainda ia tomar uma breja), mas você tem uma responsabilidade muito grande com um canal deste tamanho, e você fazendo uma afirmação tão rasa dessa, estará dando mais moral para os mesmo justiceiros de butique que fizeram a Blizzard caparam a coitada da Tracer no Overwatch que você mesmo estava insatisfeito, e ai vai chegar um ponto meu amigo, que não vai sobrar mais industria de games nem para mim e nem para você. Dúvida? Olhe os comentário do seu vídeo.


Lembra da sua frase no vídeo de Overwatch? "Daqui a pouco vão proibir o sorriso para que não humilhemos os banguelas", essa frase é ótima, e sempre vou levar comigo. Espero que a essência por traz desta frase continue viva em sua mente. Obrigado pela atenção e um dia a gente ainda toma aquela breja! (haha eu nem sei se você bebe, mas deixo você tomar um suco de rim de medusa desnatado com meia pitada de carrapatos púrpuras de ornitorrinco estrábico).



Gostaria de dizer que eu estava Mascarado que nem o Zangado, mas sou feio assim mesmo haha
Obs.: Os dons da Vanessa para com a arte da fotografia são maravilhosos <3
---

Esta aí, coisa fofa né? Sempre quando eu puder, irei defender a liberdade artística, mesmo me considerando um conservador(meio torto), tenho total ciência que os humanos precisam de uma válvula de escape para expulsar todas as suas fantasias, loucuras e psicopatias. E nada melhor que arte para isso, desde que a arte não rompa o campo da ficção, não há com o quê se preocupar... ou você vai aceitar o papo de que um fulano psicopata matou 24 em uma escola nos EUA por causa de umas partidas de Doom ou meia dúzia de músicas do Marilyn Manson? Não né!

Agora fico pensando o rebuliço que vai dar quando a nova classe do Riders of Icarus for lançada no ocidente (se for lançada). Teremos que ativar o Protocolo Flat Justice!

Obs. para os revoltados: Aceite a cultura dos outros #XenofóbicoNãoPassarão !

UPDATE 10/07/2016

Depois de um dia bem agitado, dei uma refletida sobre este texto, e sabendo que esta carta agora pode realmente chegar ao Zangado eu percebi que exagerei em alguns pontos, mas frisarei mais uma vez, meu objetivo, com um texto tão extenso e detalhado foi tentar resolver todas as brechas que os argumentos mais comuns para este assunto costumam abrir. Em nenhum momento eu quis subestimar o Zangado, e sei que a maioria dos suposto questionamentos que ele poderia fazer, muito provavelmente não seriam feitos. Apenas quis deixar o texto o mais completo possível, para tentar resolver no âmbito geral (e não só com o Zangado) estes ataques que realizam contra as coisas que eu, meus amigos, conhecidos, fãs e uma legião de outros jogadores tanto gostam, apreciam, e por que não, amam.

Só quero pedir desculpas aos que se sentirem incomodados, mas só estou defendendo a liberdade necessária para que alguns jogos de nicho continuem sendo aquilo que me fazem bem.